UPAs Central e Zona Norte podem interromper atendimentos nas próximas horas em Caxias

A Secretaria da Saúde confirmou na noite desta segunda-feira (15), que as duas UPAs (Central e Zona Norte) estão superlotadas, e que há risco de que novos atendimentos sejam bloqueados nas próximas horas. A situação […]


Publicado por Adriano Padilha

há 1 mês atrás

Compartilhar

A Secretaria da Saúde confirmou na noite desta segunda-feira (15), que as duas UPAs (Central e Zona Norte) estão superlotadas, e que há risco de que novos atendimentos sejam bloqueados nas próximas horas.

A situação é crítica mesmo após a ampliação das estruturas das duas unidades de atendimento, em função do grande aumento de casos, principalmente de pacientes com covid-19, a capacidade de atendimento está próxima do esgotamento.

Conforme a SMS, A UPA Central registra 180% de ocupação no início da noite desta segunda e não há mais estrutura para receber novos pacientes que necessitem de oxigênio. Há apenas dois leitos de retaguarda, para casos graves de quaisquer situações.

Já na UPA Zona Norte também está atendendo acima da capacidade. Para tentar amenizar a situação, seis leitos de retaguarda foram montados, mas a perspectiva, de acordo com o diretor da rede municipal de Urgência e Emergência, Fabio Baldisserotto, é de que esses leitos sejam ocupados nas próximas horas, em função da aceleração da demanda.

A SMS orienta que somente pacientes com quadros graves de saúde devem se dirigir às duas UPAs, e que casos leves e moderados poderão ter o tempo de espera significativamente ampliado.

A Secretaria da Saúde alerta, mais uma vez, para que a comunidade tome todas as medidas possíveis para evitar o contágio pelo coronavírus, porque os sistemas de saúde estão além do limite. O uso da máscara, o distanciamento social, evitar aglomerações e fazer higiene das mãos são medidas fundamentais.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Generic placeholder image
Por Adriano Padilha

há 1 mês atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Bom Dia Trabalhador

    A SEGUIR

    • Programa Alto Astral

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider