Pontos irregulares de desmanche de veículos e comércio de peças são alvos de operação em Caxias do Sul

A ação foi coordenada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública na manhã desta terça-feira (29)


Publicado por Joana Oliveira

há 11 meses atrás

Compartilhar

As forças de segurança desencadearam mais uma Operação Desmanche, desta vez na região de Ana Rech, em Caxias do Sul, com o intuito de coibir o comércio ilegal de peças oriundas de crimes de furto e roubo de veículos.

A ação foi coordenada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, na manhã desta terça-feira (29), em dois pontos distintos do interior do distrito, integrando Brigada Militar (BM), Detran RS, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Corpo de Bombeiros.

Em um dos alvos, localizado na Estrada Santa Bárbara, a cerca de 30 minutos de distância do Centro, estão sendo fiscalizados e recolhidos mais de 70 veículos em situação irregular de desmanche. Conforme o coordenador da operação, major Jeferson Eroni Gonçalves, o objetivo é verificar a situação administrativa da empresa e se há veículos em situação de furto ou roubo.

“Em torno de 70 veículos vão ser recolhidos e encaminhados para uma empresa que vai reciclar este material. […] Têm muitas peças que são segmentadas de dentro do veículo. Dentro do galpão nos chamou a atenção diversos motores, que vamos verificar se estão irregulares, se tem alguma situação criminal”, explica Gonçalves.

Ele ressalta que, até o momento, a pendência deste comércio é administrativa, em razão de haver um depósito de venda de peças sem autorização e documentações específicas junto ao Detran. A revenda deve ser interditada.

A 7 km dali, uma oficina de desmanche também esteve na mira da ofensiva integrada. Conforme o major Eroni, neste ponto foi detectado um veículo roubado, e o proprietário do estabelecimento foi detido pela polícia.

O subcomandante do 12° Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Flori Chesani Junior, relata que, a partir da análise de indicadores de criminalidade, foi possível realizar um levantamento para identificar organizações de receptação de veículos.

“Em razão disso, identificamos dois pontos que caracterizam eventualmente o comércio ilegal de peças, onde já tem uma característica dos veículos que são mais furtados e corroboram com nossos indicadores”, expõe o subcomandante.

De acordo com ele, os principais modelos furtados são GM Corsa, Fiat Uno, VW Gol e a moto CG 125.

“São carros mais antigos, que apresentam uma comercialização de peças maior. Ou seja, eles são furtados, acabamos recuperando eles, porém sem as peças. E esse é o comércio que acaba ocorrendo na cidade. Furto, retiram as peças e depois comercializam, e isso eleva os indicadores de criminalidade. É um ciclo”, acrescenta o major Chesani.

Ainda assim, segundo dados atualizados do Programa RS Seguro, divulgados no último dia 10 de agosto, Caxias do Sul registrou a maior redução de roubo veículos da série histórica, desde 2013. Foram anotados 11 ocorrências do crime em julho, uma redução de 57% em comparação com o mesmo período de 2022, quando aconteceram 24 casos.

Generic placeholder image
Por Joana Oliveira

há 11 meses atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Viva na Madrugada

    A SEGUIR

    • Programa Bom Dia Trabalhador

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

Design sem nome (2)
andreazza
WhatsApp Image 2022-07-07 at 14.02.06
Dog Shop
stok
viver
mercadão
WhatsApp Image 2021-01-05 at 09.32.53
Banner_300x250
Designsemnome4
previous arrow
next arrow

Cozinha Viva

Buenas gurizada, sou Luchezi Assador, sejam muito bem-vindos ao Cozinha Viva. Frango no forno é bom por demais não é mesmo? Então hoje vamos ao preparo de um que fica, bBuenas gurizada, sou Luchezi Assador, sejam muito bem-vindos ao Cozinha Viva. Frango no forno é bom por demais não…

Top 10