A Estrada Municipal Firmino Frizzo, que liga os distritos de Santa Lúcia do Piaí e Vila Oliva, no interior de Caxias do Sul, vai ser asfaltada a partir de 2019. O anúncio da obra ocorreu no domingo (4) e o investimento é de R$ 25,1 milhões, com recursos do Programa de Desenvolvimento de Infraestrutura (PDI).
Ao todo, 14 pequenas comunidades serão impactadas pela obra por residirem nas proximidades da estrada: Santo Izidoro – Zona Bonalume, São Caetano, São Paulo, Nossa Senhora do Caravaggio, Zona Rech, São Maximiliano, Santa Cruz, Santa Terezinha, Bem-te-vi, Tunas Altas, Encruzilhada do Raposo, Zona Bonatto, Flor do Campo e Sabiá.
A previsão é que a licitação ocorra até abril de 2019 e as obras iniciem em outubro do mesmo ano. Elas devem ser entregues em dezembro de 2020. O asfalto beneficiará os cerca de 4,9 mil moradores dos dois distritos, auxiliando no transporte escolar e no fomento ao turismo no interior do município.
Com a conclusão dos trabalhos, a via fará a ligação com a Estrada Linha Sebastopol, que também está sendo asfaltada. Assim, a ligação dos distritos da região sudeste com a BR 116 estará toda pavimentada, facilitando o escoamento da produção agrícola com a Ceasa de Porto Alegre, principal centro de distribuição de hortifrutigranjeiros do estado.
Segundo a prefeitura, a obra ainda pode representar uma economia aos cofres públicos no longo prazo, já que o custo com a manutenção do trecho com patrolamento e cascalhamento chega a R$ 960 mil por ano.