Campanha de Vacinação contra Influenza inicia segunda-feira em Caxias do Sul

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira (23) se estendendo até 22 de maio. […]


Publicado por Adriano Padilha

há 1 ano atrás

Compartilhar

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira (23) se estendendo até 22 de maio. O município recebeu, até o momento, 20 mil doses do Governo do Estado. A imunização contra o vírus que causa a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B) será feita em três etapas.

Idosos (acima de 60 anos) e trabalhadores da saúde são os primeiros grupos a serem vacinados. Para minimizar as filas, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) farão agendamento e distribuição de senhas. Além disso, algumas UBSs receberão toldos para vacinar os idosos na parte externa.

O segundo grupo, a partir de 16 de abril, é formado por professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Já na terceira fase, que começa em 9 de maio, mesma data do Dia D de mobilização, estão crianças de seis meses até 5 anos e 11 meses, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Para vacinar-se é necessário apresentar o Cartão SUS e, quem tiver, a Caderneta de Vacinação. Pacientes com doenças crônicas necessitam ter a prescrição médica com a indicação da vacina.

Esta é a 22ª edição da campanha de vacinação, que neste ano foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mesmo essa vacina não prevenindo contra a doença. Com isso, pretende-se proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. Destaca-se que os sintomas da gripe são semelhantes aos do coronavírus e essa antecipação visa reduzir a carga da circulação de influenza na população.

Generic placeholder image
Por Adriano Padilha

há 1 ano atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Bom Dia Trabalhador

    A SEGUIR

    • Programa Alto Astral

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider