noticias

Terceira fase de testes da UFPel aponta um caso positivo de Covid-19 em Caxias do Sul


A 3ª fase de testagem por amostragem realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) resultou em um diagnóstico positivo dos 500 testes aplicados entre os dias 9 e 11 de maio, em Caxias do Sul. As duas etapas anteriores da pesquisa não apontaram nenhum resultado positivos nos mil testes realizados, 500 em cada fase.

Os testes que também são realizados em outros nove cidades gaúchas (Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí e Passo Fundo) apontam que para um caso notificado outros nove não são registrados. Assim, conforme a estimativa Caxias do Sul possui 783 pessoas infectadas com o Covid-19.

A estimativa para o Estado, com base nas cidades pesquisadas que representam um terço da população gaúcha, é que a cada 1 milhão de habitantes há 2200 infectados. Conforme o senso de 2019, a população do Estado é de 11,3 milhões.

Os estudantes da UFPel aplicaram 4500 nesta etapa, destes 10 deram positivo para Covid-19. Na primeira e na segunda etapa também foram aplicados 4500, respectivamente. O resultado apontou dois positivos na primeira e seis na segunda. Conforme o coordenador geral da pesquisa e reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Hallal, os números indicam que isolamento social gerou resultados positivos no Estado, diminuindo a taxa de propagação do vírus.

Entre os municípios pesquisados, Caxias do Sul é o que menos aderiu ao isolamento com 36% das 500 pessoas entrevistadas admitindo que saem de casa diariamente, 46,4% afirmam sair apenas para atividades essenciais e 17% não saem de casa.

Números

O boletim epidemiológico do Estado contabiliza 105 óbitos e 2576 casos positivos. Em Caxias do Sul, são dois óbitos informados pela Secretaria municipal da Saúde e 87 casos confirmados.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *