Secretária lamenta pedido da RGE para o corte de diversas árvores na Estação Férrea de Farroupilha

A secretária do Meio Ambiente de Farroupilha, Cristiane Girelli Chiele, comentou, em entrevista ao Grupo RSCOM, que a pasta está se colocando contra um pedido feito pela RGE junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) referente […]


Publicado por Emilio Nunes

há 2 anos atrás

Compartilhar

A secretária do Meio Ambiente de Farroupilha, Cristiane Girelli Chiele, comentou, em entrevista ao Grupo RSCOM, que a pasta está se colocando contra um pedido feito pela RGE junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) referente ao corte e a retirada de árvores do canteiro central da Rua Nataly Valentini, em frente a Estação Férrea da cidade.

Na manhã desta terça-feira (26) a reportagem esteve no local e verificou que das cerca de 30 árvores que existem no local, 17 estavam com uma letra “C” gravada com tinta vermelha.

Conforme Cristiane, em 2021, foi feito um pedido de instalação de uma rede de postes de iluminação no trecho que foi considerado muito escuro. O pedido era um atendimento a uma solicitação dos moradores próximos e frequentadores do local e visa melhorar a segurança das imediações.

Foto: Cristiano Lemos/GrupoRSCOM

Um projeto foi entregue para a RGE e este não mencionava a retirada de nenhum dos Ipês que ali estão plantados. O projeto, inclusive, fazia o pedido da chamada rede protegida, em que, caso ocorra de a vegetação atingir a fiação, não haveria nenhum transtorno como a queda de energia, por exemplo.

Ela diz que foi pega de surpresa com o pedido da RGE para que seja feita a retirada das árvores.

“Nós também fomos surpreendidos, Já que eles fizeram o pedido diretamente na Fepam e não houve qualquer tipo de comunicação ao município. A informação chegou até nós e o que estamos fazendo é enviar diretamente para a Fepam, que é o órgão licenciador, que nós não concordamos com essa supressão. Eu não sei até que ponto temos esse tipo de influência, mas encaminhamos nosso projeto e estamos em contato tanto com eles quanto com o representante da RGE em Farroupilha”, disse.

Para a secretária, a RGE tem o que ela chamada de “força tarefa” para “acabar com a arborização urbana” nas cidades, já que a medida da RGE, feita pela ANEEL, é o tempo em que as pessoas ficam sem energia. Com a identificação de que um dos problemas seria a vegetação alta, a empresa tem feito o corte deliberado das árvores em diversos pontos.

Ela também deixou claro que, caso a Fepam dê a autorização para a RGE fazer o corte, a prefeitura de Farroupilha, legalmente, não terá o que fazer. A secretária também disse que lamenta a postura da RGE.

“Na nossa solicitação de iluminação para aquele local a gente já pediu e pagou mais caro para termos uma rede protegida. Claro que há a poda de contenção, mas caso a vegetação encoste da rede ela não irá desarmar por estar protegida. Então não tem muito sentido o que a concessionária está fazendo. O que é uma pena porque estamos tendo um bom relacionamento com eles e agora, de forma unilateral, eles decidem que precisa ser feita essa supressão“.

Em contato com o presidente da Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural (Afapan), José Pancoto, a entidade disse que também se posiciona contrária ao corte das árvores, e que não descarta até mesmo um ato público no local caso haja uma resposta positiva por parte do órgão estadual.

A reportagem também encaminhou um pedido de informações para a RGE e para a Fepam, porém, não houve retorno até o fechamento desta matéria.

Generic placeholder image
Por Emilio Nunes

há 2 anos atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Entardecer na Querência

    A SEGUIR

    • Programa Clube do Ouvinte

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

Design sem nome (2)
andreazza
WhatsApp Image 2022-07-07 at 14.02.06
Designsemnome11
Dog Shop
Designsemnome12
stok
viver
mercadão
WhatsApp Image 2021-01-05 at 09.32.53
Banner_300x250
Designsemnome4
previous arrow
next arrow

Cozinha Viva

Os ingredientes são:

– 500g de peito de frango cortado em cubos
– 1 cebola picada
– 2 dentes de alho picados
– 1 pimentão cortado em tiras
– 1 lata de leite de coco
– 2 colheres de sopa de curry em pó
– 1 colher de sopa de óleo de coco
– Sal e pimenta…

Top 10