Prefeitura deve iniciar implantação de ciclovia em Ana Rech a partir de agosto
A prefeitura de Caxias do Sul planeja começar na segunda quinzena do mês de agosto, a implantação de uma ciclovia de 1,7 km na avenida Rio Branco, em Ana Rech. O projeto foi elaborado pela […]
há 6 anos atrás
A prefeitura de Caxias do Sul planeja começar na segunda quinzena do mês de agosto, a implantação de uma ciclovia de 1,7 km na avenida Rio Branco, em Ana Rech. O projeto foi elaborado pela divisão técnica da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e as obras serão conduzidas pela Codeca.
Nesta semana, técnicos da SMTTM e da Codeca realizarão novas vistorias no local para acertar detalhes da intervenção. O prazo de cerca de 60 dias para o início das obras busca se adequar ao cronograma de trabalho da empresa responsável por outras ações de melhorias na cidade.
Ainda conforme o projeto, a ciclovia terá dois metros de largura, permitirá circulação nos dois sentidos e será protegida por tachões no acostamento. O estudo da prefeitura prevê ainda reforço na sinalização: o asfalto será identificado na cor vermelha e haverá a instalação de dezenas de placas orientando o espaço reservado aos ciclistas, bem como o limite de velocidade e a proibição de estacionamento para veículos.
Para o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares, a implantação da ciclovia em Ana Rech servirá de exemplo para futuras ações voltadas ao incentivo do uso da bicicleta como meio de transporte. Ele cita ainda o envolvimento da comunidade na discussão sobre a importância da obra e os benefícios na qualidade de vida e na mobilidade de Caxias do Sul.
“A ciclovia que vamos implantar em Ana Rech servirá como um case de ações semelhantes que queremos levar para outras regiões da cidade. Fizemos um estudo para que seja útil para a comunidade. Por isso, a área vai ligar a Marcopolo à entrada do centro de Ana Rech. É a primeira de muitas ações que queremos fazer nos próximos anos para estimular a utilização da bicicleta. E estamos fazendo isso ouvindo a comunidade, para que possamos fazer investimentos certeiros que levem melhorias para as pessoas”, afirma.
A implantação da ciclovia em Ana Rech foi discutida com a comunidade e também com a empresa Marcopolo. Nesta terça-feira, dia 19, Soares apresentou o projeto ao gerente de Recursos Humanos da empresa, Alessandro José Ferreira. O secretário sugeriu que a empresa realize programas de incentivo para que os funcionários que residam no bairro possam se deslocar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Lembrou também que montadoras internacionais estão fabricando modelos de bicicletas e sugeriu que a fabricante caxiense de carrocerias de ônibus também avaliasse uma proposta semelhante.
“No verão, observamos que muitas pessoas utilizam a bicicleta e a ciclovia é uma proposta bastante válida. Vai trazer benefícios econômicos, sociais e ambientais, além de revitalizar a entrada de Ana Rech”, afirmou Ferreira.
Participaram ainda do encontro o presidente da Associação Amigos de Ana Rech (Samar), Alberto Sales; o morador e presidente do Clube Atlético União, Valmir Suzin; e o vereador Ricardo Daneluz (PDT).
Notícias Relacionadas
AGORA
A SEGUIR
Parceiros
Cozinha Viva
Buenas gurizada, sou Luchezi Assador, sejam muito bem-vindos ao Cozinha Viva. Frango no forno é bom por demais não é mesmo? Então hoje vamos ao preparo de um que fica, bBuenas gurizada, sou Luchezi Assador, sejam muito bem-vindos ao Cozinha Viva. Frango no forno é bom por demais não…