Prefeitura de Caxias proíbe consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos

Mudança de horários do comércio, capacidade de público em estabelecimentos, proibição de bebidas alcoólicas e de aglomeração de pessoas em praças e parques são algumas regras do documento A Prefeitura de Caxias do Sul altera […]


Publicado por Adriano Padilha

há 10 meses atrás

Compartilhar

Mudança de horários do comércio, capacidade de público em estabelecimentos, proibição de bebidas alcoólicas e de aglomeração de pessoas em praças e parques são algumas regras do documento

A Prefeitura de Caxias do Sul altera decreto nº 20.952, de 12 de maio de 2020, que estabelece medidas para o enfrentamento da emergência e saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19 no Município.

As alterações, publicadas no decreto nº 21009 (abaixo) desta quarta, ocorrem afim de evitar aglomerações em supermercados, shoppings, lojas, restaurantes e lanchonetes, postos de gasolina e áreas públicas, buscando evitar a transmissão e contágio do coronavírus.

Nas mudanças, está a ampliação em duas horas do horário de atendimento de supermercados, hipermercados, mercearias, padarias, açougues, fruteiras que passam a funcionar das 7h às 21h. Shoppings centers também poderão ampliar o horário em duas horas, entretanto com redução de 50% para 30% da capacidade máxima prevista no PPCI. Todos de segunda a sábado; domingo devem permanecer fechados.

Restaurantes, lancherias e afins podem atender no máximo 5 pessoas por mesa, presencialmente até as 22h, mantendo o distanciamento e a capacidade já regulamentados em decretos anteriores.

Nos postos de combustíveis, além de vedada a manutenção de mesas para consumo nas lojas de conveniência, passa ser vedada aglomeração de pessoas nas áreas no entorno, sendo responsabilidade de tais estabelecimentos evitar a prática.

Fica proibida a venda de bebidas alcoólicas em todos estabelecimentos comerciais da cidade após as 22h. E passa a ser proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços municipais (praças, parques e ruas), ficando os infratores sujeitos a aplicação de multa (de R$ 170,25).

Ainda sobre os espaços públicos, só poderão ser utilizados para corridas e caminhadas, ficando vedada a permanência e aglomeração de pessoas, bem como a utilização das academias ao ar livre.

No decreto consta ainda a publicação do Protocolo de Boas Práticas (Portaria 01 Smel e Saúde), a serem cumpridas pelos estabelecimentos e praticantes de exercícios físicos.e a instituição do Centro de Operações de Emergência em Saúde Municipal (COE), obrigatoriedade imposta pelo Governo do Estado (existente no município desde março).

Generic placeholder image
Por Adriano Padilha

há 10 meses atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Fim de Semana com o Sucesso

    A SEGUIR

    • Programa Viva na Madrugada

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider