Imposto de Renda: Moradores de municípios gaúchos atingidos pelas enchentes têm até o fim de agosto para entregar a declaração

Por sua vez, o prazo para entrega da Declaração Anual do MEI encerra nesta sexta-feira (31) em todo o Brasil, inclusive no Rio Grande do Sul


Publicado por Joana Oliveira

há 3 semanas atrás

Compartilhar

O prazo para a entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2024, referente ao ano-base 2023, termina nesta sexta-feira (31). No entanto, contribuintes de 399 municípios do Rio Grande do Sul, que foram afetados por enchentes, tiveram o prazo estendido até o último dia útil de agosto.

Receita Federal anunciou a prorrogação para os gaúchos no início deste mês de maio, prevendo receber 43 milhões de declarações em todo o Brasil. O programa gerador do Imposto de Renda deste ano está disponível para download desde 12 de março.

Quem não entregar a declaração ou enviá-la após o prazo estabelecido pelo Fisco estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido.

Restituição

A Receita Federal paga nesta sexta-feira o primeiro lote de restituição do IRPF deste ano, totalizando R$ 9,5 bilhões para 5,5 milhões de contribuintes, o maior valor já registrado. Devido ao estado de calamidade no Rio Grande do Sul, os gaúchos que enviaram a declaração até 15 de maio foram priorizados neste lote.

Declaração Anual do MEI

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até hoje para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) referente ao ano de 2023. Apesar da prorrogação do IRPF no Rio Grande do Sul, o prazo da DASN-SIMEI se encerra nesta sexta-feira (31) em todo o Brasil, inclusive no estado.

Assim como no caso do Imposto de Renda, se o MEI perder o prazo de entrega da Declaração Anual, estará sujeito a uma multa de até 20% dos tributos declarados e pode ter o CNPJ cancelado definitivamente, caso não tenha efetuado nenhum pagamento de contribuição mensal nos últimos dois anos.

*Com informações de O Sul

Generic placeholder image
Por Joana Oliveira

há 3 semanas atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Alto Astral

    A SEGUIR

    • Programa Jornal Leouve

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

Design sem nome (2)
andreazza
WhatsApp Image 2022-07-07 at 14.02.06
Dog Shop
stok
viver
mercadão
WhatsApp Image 2021-01-05 at 09.32.53
Banner_300x250
Designsemnome4
previous arrow
next arrow

Cozinha Viva

A receita de hoje é maravilhosa, com uma textura e sabor magníficos e bem crocantes, almôndegas suecas, que delícia hein.

Ingredientes:

  • 500gr de carne moída
  • 1/2…

Top 10