Intensa massa de ar polar chega ao RS; expectativa é de marcas históricas negativas

Uma nova massa de ar frio intensa, de origem polar, se aproxima do Rio Grande Sul do país a partir desta segunda-feira (26), com chuva sendo verificada em boa parte do Estado. A expectativa é […]


Publicado por Rafaela Vargas

há 2 meses atrás

Compartilhar

Uma nova massa de ar frio intensa, de origem polar, se aproxima do Rio Grande Sul do país a partir desta segunda-feira (26), com chuva sendo verificada em boa parte do Estado. A expectativa é de que, na terça-feira (27), essa massa se desloque por partes do Sudeste do Brasil e também pelo Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta é a terceira massa de origem polar a atuar no país este ano, devendo durar até pelo menos o dia 1º de agosto. Após passar pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ela deverá chegar no sudoeste da região amazônica, onde provavelmente será caracterizada como “episódio de friagem”.

O Inmet informa que, ainda no dia 27, a Região Sul deverá apresentar “declínio acentuado das temperaturas máximas” e, nos dias seguintes (28 e 29), o ar frio deverá avançar pelo oeste do Brasil (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sul da Amazônia Legal) e também sobre São Paulo, atingindo, nos dias 29 e 30, o restante do Sudeste e as demais áreas do Centro-Oeste.

Temperaturas negativas
As mínimas previstas são de – 6ºC e – 8°C em uma ampla área da Região Sul na manhã do dia 30. Há também indicativo de temperaturas menores do que – 8°C nas áreas de maior altitude do Sul. O Inmet não descarta uma nova ocorrência de neve nas serras Catarinense e Gaúcha, entre os dias 29 e 30.

Fonte: Agência Brasil | Foto: Arquivo/Ricardo Wolffenbuttel/SECOM/Governo Santa Catarina

Generic placeholder image
Por Rafaela Vargas

há 2 meses atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Alto Astral

    A SEGUIR

    • Programa Jornal Leouve

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider