Hospedagem Solidária e PopRua abrigam moradores de rua durante o frio em Caxias do Sul

Até o dia 04 de setembro, Pastoral das Pessoas em Situação de Rua da Diocese de Caxias do Sul segue com o projeto Hospedagem Solidária. Coordenado pela Igreja Católica, o espaço tem condições de acolher […]


Publicado por Rafaela Vargas

há 3 meses atrás

Compartilhar

Até o dia 04 de setembro, Pastoral das Pessoas em Situação de Rua da Diocese de Caxias do Sul segue com o projeto Hospedagem Solidária. Coordenado pela Igreja Católica, o espaço tem condições de acolher 35 homens que estão em situação de rua a cada noite, no salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na rua Angelina MichIelon, 936.

O projeto, que está na sua quarta edição, funciona de segunda-feira a domingo e conta com a colaboração de voluntários de diversos grupos e movimentos da Igreja Católica, além do apoio da Fundação de Assistência Social (FAS) e da Guarda Municipal de Caxias do Sul.

Os “Médicos do Mundo”, que reúne médicos, enfermeiros,dentistas, podólogos, psicólogos e demais profissionais da saúde ligados às instituições de ensino superior da cidade, que fazem a avaliação de cada um dos usuários do serviço.
Nos casos de sintomas de Covid-19, a equipe da FAS fará a remoção para a Casa Irmã Dulce, onde irá acontecer a quarentena destas pessoas, com todos os cuidados necessários.

Diariamente, a acolhida dos homens em situação de rua será das 19h30min às 20h30min. Os assistidos terão acesso ao jantar, colchão e cobertores para passarem as noites frias do inverno caxiense e pela manhã é servido o café.
Neste ano, o número de atendimentos em cada noite é de 35 pessoas, tendo em vista o cumprimento de todos os protocolos sanitários e de saúde para evitar a disseminação da pandemia da Covid-19.

Além do uso do álcool gel, luvas descartáveis e máscaras, outras medidas estão sendo adotadas para evitar o contágio de coronavírus no local. Por isso, nesta edição, o banho dos usuários da Hospedagem Solidária deve ser tomado no Centro Pop Rua, que também possibilita que os assistidos possam lavar as roupas e fazer sua higiene pessoal.
Doações de cobertores e alimentos são bem-vindas

A Pastoral das Pessoas em Situação de Rua pede à comunidade a doação de cobertores para serem utilizados pelas pessoas assistidas no projeto Hospedagem Solidária. Alimentos não perecíveis, pães e misturas para os cafés da manhã também serão bem acolhidos.

Pede-se também para que sejam doados arroz, pó de café, alcool liquido, cobertores e material de limpeza para ser usado pelas pessoas atendidas pelo projeto.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3222-1636, no Salão Paroquial de Lourdes.

Pop Rua
O programa PopRua RS, atende a população em situação de rua através de acolhimentos institucionais.
Os atendimentos são realizados pela Associação Mão Amiga, no bairro Cidade Nova (Avenida Triches, 2.729), de segunda a sexta-feira, das 7 às 22h.

O projeto tem 60 vagas a disposição dos moradores de rua que querem se abrigar do frio durante o rigoroso inverno caxiense, sendo 50 para homens e 10 para mulheres.

Fonte: www.leouve.com.br – Grupo RSCOM

Generic placeholder image
Por Rafaela Vargas

há 3 meses atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Bom Dia Trabalhador

    A SEGUIR

    • Programa Alto Astral

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider