noticias

Festejos Farroupilhas: Corpo de Bombeiros dá dicas de cuidados no acendimento de churrasqueiras


Com a chegada do mês de setembro, o mês mais Gaúcho de todos, é comum que os moradores do Rio Grande do Sul aumentem ainda mais o consumo do tradicional churrasco. Em 2020, devido a pandemia da Covid-19 e com o cancelamento dos festejos em muitas cidades, o assado será feito com poucas pessoas e em locais com os devidos cuidados.

Pensando na segurança da população, o Portal Leouve promoveu uma live, na manhã desta quarta-feira (02), com o Sargento Everaldo, do Corpo de Bombeiros de Farroupilha, onde ele comentou sobre os cuidados necessários para o acendimento das churrasqueiras e deu dicas sobre quais as melhores maneiras de começar a preparação do fogo.

Conforme Everaldo, o principal é não usar combustível para começar as chamas, como gasolina, óleo diesel ou etanol, devido a grande combustão do material.

“O combustível tem a ignição muito rápida, então pode ocorrer da pessoa ter ferimentos graves devido a explosão no acendimento. Hoje, a gente tem no mercado vários tipos de produtos, mais seguros, que são preparados para garantir a segurança do usuário”, disse.

Everaldo demonstrou, durante a live, os tipos de acendedores disponíveis. Ele também comentou sobre o uso do álcool gel para começar o fogo. O produto é seguro, desde que utilizado da forma correta. O sargento comentou que pode-se usar um pequeno copo plástico para o álcool gel, usando o carvão ao redor para começar a queimar. Os demais tipos de álcool, mais líquidos, não são indicados.

Óleo de cozinha é uma outra alternativa. Utilizando papel toalha, ou papel higiênico, como uma espécie de “cama” para o carvão também garantem a segurança de quem for realizar o procedimento.

A manutenção das churrasqueiras que contam com chaminé também deve ser observada para evitar acidentes, assim como não deixar próximo ao fogo lenhas, papeis ou o que sobrar do carvão. E, caso eles ocorram, o correto é realizar o abafamento do fogo, que possa vir a pegar em roupas ou no corpo, utilizando uma toalha, ou um pano.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *