Com 21 pontos críticos, Executivo de Caxias do Sul anuncia decreto de Situação de Emergência

Além da zona urbana, Município também enfrenta dificuldade de tráfego em pelo menos seis estradas do interior


Publicado por Joana Oliveira

há 3 semanas atrás

Compartilhar

A decisão de decretar Situação de Emergência foi adotada durante uma reunião do gabinete de crise, realizada na manhã desta terça-feira (30). O motivo são os efeitos do temporal que cai em Caxias do Sul. Segundo a Defesa Civil do Estado, choveu 93% do previsto no mês em apenas um dia no município. Além disso, há a previsão de tempo instável segue até o próximo final da semana. Confira as imagens logo abaixo dos principais prejuízos na cidade.

O decreto do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) deverá ser publicado no Diário Oficial. O documento prevê, principalmente, atender às famílias em situação de risco. A Defesa Civil do município e a Secretaria Municipal da Habitação receberam alguns relatos de moradias com risco de desabamento nos bairros Villa LobosSão CaetanoEldoradoMonte Carmelo e Planalto.

Avenida Dr. Assis Mariani, próximo ao cruzamento com a Rua José Casara, no bairro São Caetano: parte do asfalto cedeu – Foto: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM

O levantamento dos estragos está sendo feito nesta terça-feira (30). Conforme a situação, as famílias serão orientadas a procurar abrigo em casa de familiares até que o tempo melhore. O decreto também permite que a gestão pública compre, de forma emergencial, telhas e lonas para amenizar a situação dos atingidos.

Desde a manhã desta terça, equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos atuam em 21 pontos críticos na área urbana atingidos pela água. Na rótula Nelson Bazei, por exemplo, por volta das 11h, máquinas trabalhavam na desobstrução de rede de drenagem e de boca-de-lobo. Já na noite desta segunda-feira (29), a Fiscalização da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade começou a sinalizar os principais pontos com buracos nas vias.

Zona rural

As estradas do interior de Caxias do Sul também sofreram estragos. Estradas estão interditadas na ponte do Rio da Mulada, na Estrada Waldemar Pante, e a Estrada José Orceni Ramos, em Criúva; a Estrada José Zanetti (queda de árvore), em Vila Seca; e a Estrada Patrício Pasquali, de Vila Seca a Fazenda Souza.

“Temos que ter serenidade e trabalhar em pontos críticos, mas principalmente cuidar das pessoas neste momento. Os piscinões estão cheios e deram vazão, prevenindo alagamentos históricos. Por isso, nossa busca por recursos para construir mais quatro em outras regiões da cidade”, salienta o prefeito Adiló.

Generic placeholder image
Por Joana Oliveira

há 3 semanas atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Bom Dia Trabalhador

    A SEGUIR

    • Programa Alto Astral

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

Design sem nome (2)
andreazza
WhatsApp Image 2022-07-07 at 14.02.06
Dog Shop
stok
viver
mercadão
WhatsApp Image 2021-01-05 at 09.32.53
Banner_300x250
Designsemnome4
previous arrow
next arrow

Cozinha Viva

A receita de hoje é maravilhosa, com uma textura e sabor magníficos e bem crocantes, almôndegas suecas, que delícia hein.

Ingredientes:

  • 500gr de carne moída
  • 1/2…

Top 10