Encontro Nacional de Bombeiros Voluntários acontece neste final de semana em Garibaldi

Neste próximo sábado e domingo, dias 16 e 17 de julho, será realizado o 9º Encontro Nacional de Bombeiros Voluntários – ENBOV, no Parque da Fenachamp, em Garibaldi. O evento, promovido pela Associação de Bombeiros Voluntários do […]


Publicado por Emilio Nunes

há 1 mês atrás

Compartilhar

Neste próximo sábado e domingo, dias 16 e 17 de julho, será realizado o 9º Encontro Nacional de Bombeiros Voluntários – ENBOV, no Parque da Fenachamp, em Garibaldi. O evento, promovido pela Associação de Bombeiros Voluntários do Estado do Rio Grande do Sul – Voluntersul, e pela Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi, reunirá bombeiros voluntários, municipais, particulares, de empresas privadas e públicas para discutir temas políticos, jurídicos e técnico-profissionais.

A história deste ofício começou na época da Roma Antiga. Hoje, diversos países contam com associações que preparam pessoas que têm como propósito salvar vidas. No Brasil, a Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, fundada em 1892, é a mais antiga do país, que ao longo dos anos se espelharam em diversos pontos do território nacional. Hoje, são mais de 10 mil socorristas que somam seus esforços voluntariamente para suprir as demandas diárias.

Segundo levantamento da Revista Emergência, o país apresenta mais de 84% dos municípios sem corpo de bombeiros, tornando o trabalho desenvolvido através da iniciativa particular e comunitária ainda mais importante, conforme conta o presidente da Voluntersul e do Conselho de Administração da Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários – Conabov, Anderson Jociel da Rosa.

Na foto, comandante dos Bombeiros Voluntário de Garibaldi, Márcio Saldanha (Foto: Lilian Donadelli/ Grupo RSCOM)

“Os bombeiros voluntários iniciam de uma necessidade municipal. Infelizmente sabemos que o Estado não conseguiu e não consegue chegar a todos municípios, seja no Rio Grande no Sul ou seja no Brasil. Os bombeiros voluntários são uma união da comunidade, que visa suprir essa lacuna da segurança pública. Possuímos equipes e equipamentos suficientes para a atendes a qualquer emergência em âmbito municipal. Os bombeiros voluntários estão presentes em todo o país. No Rio Grande do Sul estamos presentes com maior força, com 46 corporações filiadas a Voluntersul; Santa Catarina, com 32 corporações; Minas Gerias, representa 12 corporações; temos ramificações ainda em Pernambuco, Espírito Santo e São Paulo”, explica. 

E, não é por acaso que o município de Garibaldi foi escolhida para ser o anfitrião desta edição do evento. A corporação é a segunda mais antiga do Rio Grande do Sul. O comandante da unidade dos bombeiros voluntário de Garibaldi, Márcio Saldanha, explica que os trabalhos iniciaram ainda na década de 7o e a fundação em 1980.

“Desde a sua fundação, trabalhamos 24h por dia de forma ininterrupta, com apoio da comunidade. Sem esta união não teríamos conquistado tudo o que conquistamos. Atualmente a corporação garibaldense conta com 46 pessoas trabalhando de forma ativa na corporação, entre bombeiros voluntários e efetivos. Atendemos ocorrências em Garibaldi, Coronel Pilar, Boa Vista do Sul e região. Estamos lutando diariamente, buscando recursos e verbas para atender cada vez melhor a população. É um honra vestir esta farda e ser bombeiros voluntário”, destaca.

Generic placeholder image
Por Emilio Nunes

há 1 mês atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Alto Astral

    A SEGUIR

    • Programa Jornal Leouve

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Facebook

2 months ago

#repost @leopainoficial

Que energia, que povo maravilhoso e educado! Quero agradecer demais a todos que comparecerem e fizeram essa grande festa junto conosco.. @entrairs Encontro das tradições ... See more

2 months ago

Confira o trajeto de Farroupilha ao Santuário de Caravaggio em 1 minuto 🙏🏻🤍

Quem vai participar da romaria dia 26?

#radioviva #apaixonadaporvc #romaria #caravaggio #farroupilha #1minuto

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider

Cozinha Viva

INGREDIENTES

– 1 xícara de açúcar
– 1 xícara de farinha de trigo
– 3 bananas cortadas
– 4 ovos
– 2 colheres de sopa de óleo
– 400g de doce de leite
– 1 colher de chá de fermento químico

MODO DE PREPARO: Derreta o açúcar até caramelizar, coloque a calda em uma assadeira, corte as bananas…

Top 10