Empreendedoras contam a história de 25 anos do Banco da Mulher em Caxias do Sul

Desde 1997, 11 mulheres caxienses integram o Banco da Mulher, uma unidade financeira voltada ao micro crédito que proporcionam a pessoas físicas, com MEIs, uma possibilidade de crescimento. Neste ano de 2022, ao completar 25 […]


Publicado por Emilio Nunes

há 2 semanas atrás

Compartilhar

Desde 1997, 11 mulheres caxienses integram o Banco da Mulher, uma unidade financeira voltada ao micro crédito que proporcionam a pessoas físicas, com MEIs, uma possibilidade de crescimento. Neste ano de 2022, ao completar 25 anos de existência, as integrantes realizaram um evento de comemoração e a equipe do Portal Leouve fez uma visita a essas empreendedoras.

As integrantes Nilva Therezinha Randon,  Maria Helena Ayala, Marli Trentin, Eliane Tondo Pereira, Ana Caravantes, Juçara Caberlon, Luiza de Martini, Neiva Nora, Orlene Chedid, Silvana Dalle Grave e Dunia Schmidt, contaram o começo da ideia. As mulheres se espelharam no banco que existia em Porto Alegre e com a ajuda de parceiros conseguiram o primeiro crédito para empréstimo. Atualmente, o Banco da Mulher atende em média 300 clientes, com empréstimos no valor de até R$15 mil, divididos em 18 vezes.

Antes de receber o crédito, a pessoa solicitante é visitada por pelo menos duas integrantes, elas analisam inúmeros critérios, repassam para as demais e juntas dão o aval ou reavaliam a quantidade emprestada. Segundo a presidente Silvana Dalle Grave há sim inadimplência mas num percentual baixo.

As integrantes relembraram que trabalho delas é 100% voluntário, fato que faz o diferencial. Devido ao fechamento do banco na capital gaúcha, a instituição de Caxias do Sul é detentora do nome Banco da Mulher em solo gaúcho.

Silvana conta que para comemorar os 25 anos as mulheres se reuniram para a um chá, promoveram uma reunião na CIC com palestras e distribuíram brindes para a população caxiense. Ela afirma que o Banco da Mulher trouxe resultados positivos.

Generic placeholder image
Por Emilio Nunes

há 2 semanas atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Bom Dia Trabalhador

    A SEGUIR

    • Programa Alto Astral

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Facebook

1 month ago

#repost @leopainoficial

Que energia, que povo maravilhoso e educado! Quero agradecer demais a todos que comparecerem e fizeram essa grande festa junto conosco.. @entrairs Encontro das tradições ... See more

1 month ago

Confira o trajeto de Farroupilha ao Santuário de Caravaggio em 1 minuto 🙏🏻🤍

Quem vai participar da romaria dia 26?

#radioviva #apaixonadaporvc #romaria #caravaggio #farroupilha #1minuto

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider

Cozinha Viva

INGREDIENTES

– 1 xícara de açúcar
– 1 xícara de farinha de trigo
– 3 bananas cortadas
– 4 ovos
– 2 colheres de sopa de óleo
– 400g de doce de leite
– 1 colher de chá de fermento químico

MODO DE PREPARO: Derreta o açúcar até caramelizar, coloque a calda em uma assadeira, corte as bananas…

Top 10