Diagnósticos de testes da Covid-19 demoram até 10 dias em Caxias do Sul

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esclarece que os laudos de diagnóstico dos testes do tipo RT-PCR para Covid-19 estão demorando, em média, dez dias. Isso ocorre […]


Publicado por Adriano Padilha

há 8 meses atrás

Compartilhar

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esclarece que os laudos de diagnóstico dos testes do tipo RT-PCR para Covid-19 estão demorando, em média, dez dias. Isso ocorre devido ao Ministério da Saúde (MS) não ter enviado kits de reagentes extratores suficientes para realizar o procedimento no Laboratório Municipal. Dessa forma, todas as amostras estão sendo enviadas ao Lacen, o qual está demorando para fornecer os diagnósticos.

A SMS havia solicitado ao MS 15 kits e recebeu apenas 7 unidades. Cada kit possibilita a realização de 94 testes. Os insumos são os mesmos para testagens de HIV e HCV, os quais não podem ser suspensas devido ao programa do Ministério.

Antes disso, em 5 de agosto, o equipamento responsável pela execução do procedimento estragou. O representante da empresa fez a troca da peça no último dia 14.

O problema será resolvido assim que o MS enviar mais kits a Caxias.

Generic placeholder image
Por Adriano Padilha

há 8 meses atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Entardecer na Querência

    A SEGUIR

    • Programa Clube do Ouvinte

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider