Dia do Bombeiro: Sargento de Farroupilha dá dicas sobre segurança no inverno

Com a chegada do inverno, é comum que pessoas utilizem de artifícios para aquecer a casa nos dias gelados. Seja com lareiras, fogões a lenha ou aquecedores, é muito importante que se mantenha segurança nestes […]


Publicado por Adriano Padilha

há 1 mês atrás

Compartilhar

Com a chegada do inverno, é comum que pessoas utilizem de artifícios para aquecer a casa nos dias gelados. Seja com lareiras, fogões a lenha ou aquecedores, é muito importante que se mantenha segurança nestes momentos para evitar acidentes como queimaduras ou incêndios.

Pensando nisso, e dando início a uma série de matérias especiais sobre o Dia do Bombeiro, comemorado nesta sexta-feira (02), o Portal Leouve promoveu uma live com o sargento Everaldo, do Corpo de Bombeiros de Farroupilha, para repassar dicas de cuidados e segurança durante essa época do ano.

O sargento comentou que as ocorrências de princípios de incêndio são rotineiras principalmente no começo do inverno. A corporação pede que a comunidade tenha cuidado ao manusear esse equipamentos.

Sobre as lareiras ecológicas, muito usadas, ele deixa claro que a maioria dos acidentes não ocorre diretamente com a lareira, mas com um descuidado no uso do álcool. Ele alerta para que a população faça o uso conforme as normas contidas no manual do proprietário.

Ele lembrou que os tradicionais fogões a lenha devem ser instalados longe de pisos e paredes de madeiras e que a chaminé deve ser sempre limpa e nunca próxima a parte do forro do teto, principalmente se estes forem de PVC.

Everaldo falou sobre o uso do fogão a lenha e de geladeiras para secar roupas, por exemplo, com o uso de sanfonas ou da aproximação de cadeiras com as roupas próximas ao fogo.

“Não é uma boa ideia. Pela situação da fagulha, ou que a pessoa deixe uma janela aberta e a roupa possa cair com a ação do vento em cima desse fogão. Por isso a gente aconselha que nas lareiras coloque-se grades e que se mantenha sempre as chamadas “forças de ignição” longe distante desse tipo de equipamento”, disse.

Sobre o uso de latas de alumínio com álcool para aquecer quartos ou banheiros, o sargento salienta que essa ação é muito arriscada devido a queima de oxigênio provocada pelo fogo, o que pode levar a um desmaio da pessoa por falta de ar, além do risco de que o dispositivo vire e cause um acidente maior.

Everaldo ainda deu dicas sobre o armazenamento de produtos inflamáveis e sobre a limpeza das chaminés usadas nas lareiras das residências.

Fonte: www.leouve.com.br – Grupo RSCOM

Generic placeholder image
Por Adriano Padilha

há 1 mês atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Viva Noite

    A SEGUIR

    • Programa Viva na Madrugada

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider