Conselho do Idoso passa por modificações em Caxias do Sul

Representantes de órgãos que atendem terceira idade fizeram diversas reivindicações na Câmara de Vereadores


Publicado por siteviva

há 1 ano atrás

Compartilhar
Conselho do Idoso passa por modificações em Caxias do Sul

Uma reunião na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi ocorrida na Câmara Municipal de Caxias do Sul nesta segunda-feira (13) debateu questões que envolvem os idosos e traçou encaminhamentos para 2023. O evento foi coordenado pelo presidente da Comissão do Idoso do Legislativo, vereador Rafael Bueno/PDT, e teve a presença de representantes da Associação Caxiense de Atenção ao Idoso (Scan), do Lar São Francisco de Assis, do Recanto da Compaixão Frei Salvador, do Conselho Municipal do Idoso, da Fundação de Assistência Social (FAS) e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social.

Mudanças solicitadas pelas entidades

Entre as discussões, estiveram a reformulação do Fundo Municipal do Idoso, que deve passar para a abrangência da Secretaria de Segurança, a inexistência de vagas no Lar da Velhice São Francisco, a construção do Recanto da Compaixão, a destinação do Imposto de Renda (IR) de pessoas físicas e jurídicas para projetos que contemplem os idosos (apenas 12,4% dos caxienses fizeram destinação recentemente), o projeto de Cuidado Subsidiado, entre outras temas nas duas horas e meia de conversas.

Ampliação do Lar da Velhice

A situação do Lar da Velhice, em processo de ampliação, foi ressaltada. A instituição tem 70 vagas para idosos, todas esgotadas, e com as obras, abrirá mais 18 lugares. No Recanto da Compaixão, que está sendo construído no antigo prédio do INSS, serão 125 vagas para pessoas em vulnerabilidade. Porém, a previsão inicial, de inauguração no final de 2023, deverá ter o cronograma modificado, em razão da falta de verbas – a previsão total de gastos gira em torno de R$ 7,8 milhões, mas estão garantidos menos da metade do recurso. Também existe preocupação com a manutenção mensal do Lar, que deve ficar em cerca de R$ 400 mil, incluindo toda a atenção aos idosos e pagamentos de funcionários.

Uma possibilidade levantada, o Cuidado Subsidiado garantiria um ajuda de custo para os familiares que cuidassem do idoso em casa, o que ajudaria a minimizar a falta de vagas, tanto no Lar da Velhice quanto no Recanto da Compaixão, quando for aberto, mas que deverá ter a ocupação logo completada. O projeto deve ser apresentado até março. O município também mantém 80 vagas de acolhimento a partir de convênios realizados com quatro Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

“Temos um objetivo comum, uma união de esforços em torno do idoso. Estamos no mesmo barco para ajudar essas pessoas que, na fase final da vida, merecem todo nosso respeito”, destacou Bueno.

20 anos do Estatuto do Idoso

O presidente da Comissão do Idoso também destacou que serão realizadas neste ano atividades referentes aos 20 anos do Estatuto do Idoso e a Conferência Municipal do Idoso, que não é realizada desde 2018. Também chamou a atenção para a importância de os órgãos públicos desburocratizarem o atendimento aos idosos, principalmente nas questões referentes à saúde, à assistência social e às denúncias de maus-tratos. Bueno disse ainda que irá colocar a comissão que preside à disposição dos órgãos que defendem os idosos para reuniões e para fazer materiais de divulgação visando a obter mais recursos, por exemplo, com a destinação de percentuais do IR de pessoas físicas e jurídicas.

Generic placeholder image
Por siteviva

há 1 ano atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Paradão da Viva

    A SEGUIR

    • Programa Jornal Leouve

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

Design sem nome (2)
andreazza
WhatsApp Image 2022-07-07 at 14.02.06
Dog Shop
stok
viver
mercadão
WhatsApp Image 2021-01-05 at 09.32.53
Banner_300x250
Designsemnome4
previous arrow
next arrow

Cozinha Viva

A receita de hoje é maravilhosa, com uma textura e sabor magníficos e bem crocantes, almôndegas suecas, que delícia hein.

Ingredientes:

  • 500gr de carne moída
  • 1/2…

Top 10