Caxias do Sul suspende aulas, Festa da Colheita e demais eventos por 15 dias

Seguindo as determinações Federal e Estadual anunciadas nesta segunda-feira (16), a prefeitura de Caxias do Sul suspendeu, por 15 dias, aulas da rede municipal de educação e eventos públicos, entre eles a Festa da Colheita, […]


Publicado por Adriano Padilha

há 1 ano atrás

Compartilhar

Seguindo as determinações Federal e Estadual anunciadas nesta segunda-feira (16), a prefeitura de Caxias do Sul suspendeu, por 15 dias, aulas da rede municipal de educação e eventos públicos, entre eles a Festa da Colheita, que iniciou neste final de semana nos Pavilhões da Festa da Uva.

O anúncio foi realizado em coletiva de imprensa no Salão Nobre da prefeitura por volta das 18h30min.

De acordo com vice-prefeito, Edio Elói Frizzo, a suspensão das aulas impacta na vida de 40 mil crianças, mas foi uma medida necessária para conter o avanço do Coronavírus na cidade.

“Nós já, há dois meses, fizemos as primeiras reuniões com a Secretaria da Saúde buscando informações e nos anteciparmos aos problemas que viriam. Fomos alertados que o Coronavírus chegaria e com grande dimensão possivelmente. Vimos nossa estrutura de pessoal e infraestrutura mínima de UTIs. China e Itália serviram para nós de modelo matemático de como o vírus se desenvolveu e trataram as infecções. O que mais nos alertou foi a forma como se desenvolveu a doença em alguns países mantendo uma regularidade de índice e a Itália que atingiu picos enormes. Estávamos aguardando definições do Estado e Federação e algumas medidas que teríamos que tomar. A de maior impacto é a suspensão das aulas. Temos 40 mil crianças matriculadas nas escolas municipais e isso geraria um impacto grandioso na cidade. Preocupação maior foi em relação às pessoas mais vulneráveis, aquelas que tem na escola a principal alimentação. Precisamos tratar dessa questão. Concordamos com o governo estadual e até a suspensão de quinta-feira poderemos tratar um plano de contingência”, salienta.

A partir desta terça-feira (17) os alvarás para eventos particulares serão reavaliados pelo município. Ao longo da semana, outras medidas devem ser sugeridas incluindo estabelecimentos particulares que aglomeram pessoas.

Caxias do Sul teve dois casos confirmados até o momento. Um paciente de 42 anos está curado e foi liberado do isolamento domiciliar. Já um jovem de 26 anos que retornou da Europa e buscou atendimento médico em 9 de março, está isolado em casa. O rapaz passa bem.

85 celulares serão colocados à disposição nas Unidades Básicas de Saúde de Caxias. Estes contatos serão utilizados, segundo o secretário de saúde Jorge Castro, para que os suspeitos de portar Coronavírus marquem exames e consultas sem necessidade de ir até o posto médico.

“Celular ficará à disposição da população para que se marquem consultas e exames sem a necessidade de ir até a UBS. Nós ainda estamos negociando com os hospitais -aumento de leitos de UTI do SUS – Ainda estamos negociando. A ideia é que se tenha no mínimo mais 10 leitos de tratamento intensivo, além dos que já temos”, reforça.

O titular da pasta ainda salienta algumas medidas básicas para fica longe da infecção, como: Evitar frequentar shoppings, locais de aglomeração de público, manter a higiene pessoal lavando as mãos com água e sabão com frequência, utilizar álcool gel e só procurar um Pronto-socorro em caso de emergência para evitar superlotação.

Grégora Fortuna dos Passos, voz oficial do gabinete de crise, salienta que apesar do aumento do número de casos suspeitos e confirmados, a população não pode entrar em pânico. Também não há necessidade de correr para mercados e fazer uma espécie de estoque de alimentos e produtos.

As medidas estão sendo tomadas para evitar que o pico da infecção por Coronavírus lote os hospitais como aconteceu na Europa.

Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM

Generic placeholder image
Por Adriano Padilha

há 1 ano atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Viva na Madrugada

    A SEGUIR

    • Programa Bom Dia Trabalhador

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider