Campanha do Agasalho 2023 convoca a população para contribuir a partir de 13 de maio, em Caxias do Sul

Ação foi lançada nesta quarta-feira (5) na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC)


Publicado por siteviva

há 1 ano atrás

Compartilhar
Campanha do Agasalho 2023 convoca a população para contribuir a partir de 13 de maio, em Caxias do Sul

Presente em todos os períodos do ano, a solidariedade ganha mobilização e impulso importantes nas vésperas da chegada do frio em Caxias do SulÉ a tradicional Campanha do Agasalho, que teve o lançamento oficial da edição de 2023 na manhã desta quarta-feira (5), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) do município.

“É Hora de Doar” é o mote escolhido, com o intuito de convocar a população a reservar blusas, agasalhos e cobertores para famílias em vulnerabilidade social. A abertura da campanha será no dia 13 de maio, em um evento de largada na Praça Dante Alighieri, a partir das 8h. Até o dia 25 de junho, ou seja, durante 40 dias, cerca de 300 caixas estarão à disposição, espalhadas em diversos pontos da cidade para a coleta.

Com a presença de representantes de entidades, comércios, indústrias e poder público, o presidente da Fundação Caxias, que promove a Campanha do Agasalho, Samuel Avilla, abriu o encontro ressaltando a necessidade da união de esforços, e contou relatos de famílias carentes. Um dos objetivos da mobilização é justamente transmitir a sensibilização que o momento pede e a alegria presente no ato de ajudar quem precisa.

Nesse sentido foi trabalhado o cartaz oficial e os materiais de divulgação, que incluem jingleflyers e comercial para televisão e redes sociais. Os organizadores ainda afirmaram que a intenção é, também, aproximar o público jovem à causa.

O coordenador da campanha, José Theodoro, destacou que a falta de roupas apropriadas para as estações frias afeta as atividades cotidianas das pessoas.

“Temos realidades de crianças que deixam de ir à escola neste período por que não tem calçados. Aí [então] há uma evasão escolar. A coisa se espalha, vai além do passar frio. A pessoa perde a sua estima”, disse.

Theodoro entende que a comunidade caxiense tem abraçado a campanha e ajudado com doações ao longo dos anos.

“Ano passado nós distribuímos mais de 203 mil peças. Nossa meta, este ano, é chegar a 200 mil peças. Nós só tivemos um número inferior a 200 mil peças em plena pandemia, quando fizemos uma campanha online”, explicou o coordenador.

Mais de 100 instituições foram cadastradas junto à Fundação Caxias para levar a ação às suas sedes. Entre os pontos que as pessoas poderão encontrar uma caixa estão a prefeitura, secretarias e prédios de órgãos do poder público; mercados, comércios e lojas; além de empresas e indústrias.

Fundação de Assistência Social (FAS) e organizações como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindigêneros se comprometeram com a distribuição de caixas em seus redutos. Síndicos podem entrar em contato com a Fundação Caxias a fim de tornarem seus edifícios em locais de arrecadação.

Theodoro ainda frisou a importância dos apoios voluntários, tanto para sediar um ponto de coleta, quanto para produção e divulgação dos materiais. Ele informou que não há, até o momento, um estudo pronto que revele qual seria o custo total da Campanha do Agasalho.

“Ela não acontece se não tiver o voluntariado. Se você vai dimensionar o custo da campanha, com certeza, nós jamais faríamos uma campanha”, observou.

Para que as famílias não precisem esperar até o fim da ação para receber as vestimentas de inverno, uma equipe começará, no dia 16 de maio, um trabalho de triagem das peças. A ideia é que, até o dia 25 de junho, sejam entregues todas as doações, com a colaboração das instituições cadastradas.

Generic placeholder image
Por siteviva

há 1 ano atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Voz do Brasil

    A SEGUIR

    • Programa Viva Noite

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

Design sem nome (2)
andreazza
WhatsApp Image 2022-07-07 at 14.02.06
Dog Shop
stok
viver
mercadão
WhatsApp Image 2021-01-05 at 09.32.53
Banner_300x250
Designsemnome4
previous arrow
next arrow

Cozinha Viva

A receita de hoje é maravilhosa, com uma textura e sabor magníficos e bem crocantes, almôndegas suecas, que delícia hein.

Ingredientes:

  • 500gr de carne moída
  • 1/2…

Top 10