Aulas presenciais são retomadas nos campi da UCS

A Universidade de Caxias do Sul (UCS), sob reitoria de Evaldo Kuiava, abriu o segundo semestre letivo do ano nesta segunda-feira, 2 de agosto. A Instituição é a única na região a retomar as aulas […]


Publicado por Adriano Padilha

há 2 meses atrás

Compartilhar

A Universidade de Caxias do Sul (UCS), sob reitoria de Evaldo Kuiava, abriu o segundo semestre letivo do ano nesta segunda-feira, 2 de agosto. A Instituição é a única na região a retomar as aulas presenciais, de modo parcial, e mantendo, simultaneamente, o modelo síncrono on-line. Como todas as aulas, mesmo as presenciais, são transmitidas ao vivo, os alunos ainda podem optar entre participar delas na estrutura da Universidade ou de modo virtual.

Em respeito aos protocolos de biossegurança, a quantidade de estudantes em sala de aula está reduzida, com uso obrigatório de máscara e distanciamento. No turno da noite da segunda-feira, dia 2, doze alunos dos cursos de graduação em Engenharias tiveram aula de Química Experimental com a professora Janaina Crespo, em um dos laboratórios do bloco G da Universidade.

Para a professora, as expectativas para essa volta das aulas presenciais na Universidade são as melhores. “Com a vacinação andando e todos os protocolos de segurança sendo seguidos, estamos preparados para receber os estudantes que desejarem vir até a UCS. Acredito que eles estejam ansiosos para conhecer e usufruir de toda a estrutura laboratorial que a Universidade tem para oferecer”, destaca.

Entre eles, está João Augusto Toigo, estudante do primeiro semestre de Engenharia Mecânica. “Eu tive muita sorte de começar na UCS justamente quando as aulas presenciais retornaram. Prefiro estar em sala de aula do que em casa, porque consigo me concentrar melhor e prestar mais atenção no conteúdo”, compartilha.

Permanecer de forma on-line ainda é uma opção

Os corredores do bloco V também foram preenchidos pelos passos de estudantes que optaram pelo modo presencial. A primeira aula da disciplina de Cálculo I, ministrada pelo professor André Mauro Santos, contudo, permaneceu de forma on-line apenas nesta semana. Já há uma sala — com capacidade para 100 alunos — preparada para receber até 30 matriculados que quiserem vir à UCS a partir da semana que vem.

Conforme o professor, esta primeira aula serviu justamente para dialogar com os estudantes e encontrar a melhor forma de vivenciar o semestre para todos. “Está sendo uma questão de adaptação. É novo para mim e é novo para eles, por isso a importância de conversarmos e encontrarmos o melhor meio. Eles ainda têm a opção de continuar de forma virtual, mas estamos preparados para receber quem quiser vir até a Universidade com toda a segurança”, explica.

Depois de um ano e meio on-line, a volta ao Campus

Marcele Toldo Dariva é uma das estudantes que preferiu vir até a Universidade. Na turma dela de Engenharia das Reações Químicas II, três dos nove alunos matriculados estavam presentes em sala de aula nesta segunda-feira. O restante optou pelo ambiente virtual. A estudante do oitavo semestre de Engenharia Química estudou um ano e meio on-line, e agora retorna para o Campus-Sede da UCS.

“Tanto o modo virtual quanto o presencial possuem prós e contras. Eu gostei do ensino on-line, os professores se adaptaram muito bem e souberam transmitir o conteúdo, mas eu, particularmente, consigo prestar mais atenção estando em sala de aula, por isso optei por vir”, relata Marcele.

Na turma dela, o professor Luís Rafael Bonetto adaptou o conteúdo tanto para sala de aula quanto para o on-line, e também sugeriu aos alunos que optarem por vir ao Campus que tragam seus computadores, tablets ou smartphones para interagir com a turma que estiver acompanhando em casa. “A ideia é que os estudantes realmente possam escolher a melhor forma para eles, sem qualquer prejuízo na socialização e no aprendizado”, enfatiza.

As aulas presenciais em salas físicas estavam suspensas na UCS desde 20 de março de 2020, no início da pandemia da Covid-19. No segundo semestre de 2020 e no primeiro de 2021 ocorreram aulas presenciais em atividades práticas, em laboratórios e outros ambientes similares de aprendizagem. Agora, no segundo semestre de 2021, portanto, as aulas retornam presenciais, de modo parcial, e o modelo síncrono on-line será mantido simultaneamente.

Generic placeholder image
Por Adriano Padilha

há 2 meses atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Bom Dia Trabalhador

    A SEGUIR

    • Programa Alto Astral

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider