Enterre o não consigo de sua vida

30/07/19 Enterre o não consigo de sua vida Todos os alunos estavam trabalhando numa tarefa, preenchendo uma folha de caderno com ideias e pensamentos. Uma aluna de dez anos, mais próxima de mim, estava enchendo […]


Publicado por Telefonista

há 5 anos atrás

Compartilhar

30/07/19

Enterre o não consigo de sua vida

Todos os alunos estavam trabalhando numa tarefa, preenchendo uma folha de caderno com ideias e pensamentos.

Uma aluna de dez anos, mais próxima de mim, estava enchendo a folha de “não consigo”. “Não consigo fazer divisões longas com mais de três números.” “Não consigo fazer com que a Debbie goste de mim.” Caminhei pela sala e notei que todos estavam escrevendo o que não conseguiam fazer. “Não consigo fazer dez flexões.”, “Não consigo comer um biscoito só.”

A esta altura, como a atividade despertara minha curiosidade, decidi verificar com a professora o que estava acontecendo e percebi que ela também estava ocupada escrevendo uma lista de “não consigos”. Observando tudo, eu me perguntava por que estavam trabalhando com negativas, em vez de escrever frases positivas…

Os estudantes escreveram por mais dez minutos. A maioria encheu mais de uma página. Depois de algum tempo os alunos dobraram as folhas ao meio e as colocaram numa caixa de sapatos, vazia, que estava sobre a mesa da professora.

Quando todos os alunos haviam colocado as folhas na caixa, Donna, a professora, acrescentou as suas, tampou a caixa, e saiu pela porta do corredor. Os alunos a seguiram.

Logo à frente ela pegou uma pá. Depois seguiu para o pátio

da escola. Ali começaram a cavar. Quando a escavação terminou, a caixa de “não consigos” foi depositada no fundo

e rapidamente coberta com terra. Trinta e uma crianças de

dez e onze anos permaneceram de pé, em torno da sepultura recém cavada.

Donna então fez uma pequena oração: “Amados, que a expressão não consigo possa descansar em paz e que todos

os presentes possam retomar suas vidas e ir em frente na

sua ausência. Amém.” Ao escutar a oração entendi que aqueles alunos jamais esqueceriam a lição.

A atividade era simbólica: uma metáfora da vida. O “não consigo” estava enterrado para sempre. Logo após, a sábia professora encaminhou os alunos de volta à classe e promoveu uma festa. A festa da libertação. Depois disso, nas raras ocasiões em que um aluno se esquecia e dizia “não consigo”, Donna simplesmente sorria e o aluno então se lembrava que “não consigo” estava morto e reformulava a frase.

Eu não era aluno de Donna. Ela era minha aluna. Ainda assim, naquele dia aprendi uma lição duradoura com ela. Agora, anos depois, sempre que ouço a

frase “não consigo”, vejo imagens daquele funeral da quarta série. Como os alunos, eu também me lembro de que “não consigo” está morto.

Pense nisso…

Se por acaso, na sua vida, você está sendo impedido de avançar por causa do sentimento do não consigo, faça como aquelas crianças da quarta série, enterre esse sentimento agora. Sem hesitação… Não consigo vencer… Não consigo amar… Não consigo perdoar… Não consigo crescer no trabalho… Não consigo tirar notas boas… Não consigo me libertar de um vício… Não salvar meu casamento…

Não consigo ter fé… Não consigo… Não consigo…

Quantos não consigo você solta diariamente…

Por quanto tempo você vai ficar amarrado, preso a um sentimento enganador? Desta forma você mesmo vai condenando a sua existência ao fracasso, ao anonimato…

E sem perceber, você vai enterrando os seus sonhos, a sua vida… Liberte-se disso! Não acredite na mentira da incapacidade ou da impossibilidade!

Enterre o não consigo!

Nós estamos acostumados a agir pela impulsividade, pela explosão dos sentimentos… E muitas vezes nos enganamos… Olhamos para as situações… e as avaliamos com nossos olhos humanos… Damos tanto valor aos empecilhos que nos esquecemos que temos um Deus que tudo pode e que trabalha por nós… O nosso Deus trabalha para aquele que Nele espera… Basta que creiamos…

Preste atenção numa coisa… Quando nos sentimos fracos, se temos fé, aí é que somos fortes, porque Deus é a nossa força… Quando cremos, Deus nos fortalece… nos capacita… Mas para que isso aconteça, temos que fazer a nossa parte…

Temos que renunciar, enterrar o não consigo…

Pare agora, nesse momento, e pense no que você acha que não consegue… E pense agora o contrário…

Posso mudar o meu casamento naquele que me fortalece…

Posso vencer o vício, naquele que me fortalece…

Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece…

Pense nisso…

Generic placeholder image
Por Telefonista

há 5 anos atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Viva na Madrugada

    A SEGUIR

    • Programa Bom Dia Trabalhador

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

Design sem nome (2)
andreazza
WhatsApp Image 2022-07-07 at 14.02.06
Designsemnome11
Dog Shop
Designsemnome12
stok
viver
mercadão
WhatsApp Image 2021-01-05 at 09.32.53
Banner_300x250
Designsemnome1
Designsemnome4
Design sem nome
previous arrow
next arrow

Cozinha Viva

INGREDIENTES

– 1 xícara de açúcar
– 1 xícara de farinha de trigo
– 3 bananas cortadas
– 4 ovos
– 2 colheres de sopa de óleo
– 400g de doce de leite
– 1 colher de chá de fermento químico

MODO DE PREPARO: Derreta o açúcar até caramelizar, coloque a calda em uma assadeira, corte as bananas…

Top 10