Vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades segue de forma intercalada nas UBS de Farroupilha

Segue nesta semana a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades, em Farroupilha, conforme prevê o Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde. Nesta etapa estão sendo imunizadas pessoas com Síndrome de Down, […]


Publicado por Adriano Padilha

há 5 meses atrás

Compartilhar

Segue nesta semana a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades, em Farroupilha, conforme prevê o Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.

Nesta etapa estão sendo imunizadas pessoas com Síndrome de Down, a partir de 18 anos; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal, a partir de 18 anos; gestantes e puérperas com comorbidades, a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos de idade; e pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação continuada (BPC) de 55 a 59 anos de idade.

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Farroupilha terão vacinação contra a Covid-19. Por isso, para evitar aglomeração e risco às pessoas, um cronograma de imunização intercalado nas UBSs foi montado e será divulgado em etapas. Desta forma, é importante que as pessoas que se encaixam no grupo contemplado para receberem o imunizante, o façam na unidade do bairro onde residem.

O secretário da Saúde, Clairmundo Grundman, explicou o motivo que levou a pasta a realizar a imunização nas UBS´s.

“A gente vai fazer nestes locais porque eles tem o histórico dos pacientes lá. Aí facilita pro pessoal. Às vezes a pessoa não tem facilidade de conseguir uma consulta médica e as UBS´s já tem esse cadastro. Com um acesso ao sistema já fica fácil saber se a pessoa tem a comorbidade e já aplicar a vacina. Imagina, de última hora conseguir agendar com o médico? As vezes falta algum documento. Na UBS basta apresentar um documento com foto que já temos esse histórico. É um pouco mais demorado, mas é uma forma de fazer correto”, disse.

Ele também explicou que as doses da vacina da Aztrazeneca podem ser aproveitadas em até 48h, o que permite que as doses sejam abertas e, as que sobrarem, serem recolhidas ao final do dia e levadas para a UBS do dia subsequente. Assim, não se perde nenhuma dose e todas as pessoas que se encaixam no grupo serão vacinadas.

Para ser imunizado, é preciso apresentar um documento com CPF, comprovante de residência e documento que comprove a comorbidade, como receita médica, atestados médicos, laudos médicos, notas de alta hospitalar e exames.

Além disso, gestantes além de comprovarem a comorbidade, devem levar o cartão do pré-natal. As puérperas precisam mostrar a certidão de nascimento do filho ou a declaração de nascido vivo. Pessoas com deficiência que estão cadastradas no programa de Benefício Continuado serão vacinadas mediante constatação na listagem da Ação Social.

Confira o cronograma de vacinação:

Terça – 04/05:
UBS América: 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h (drive-thru)
UBS Cinquentenário: 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h (sala de vacinas)

Quarta – 05/05:
UBS 1º de Maio: 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h (drive-thru)
UBS Belvedere: 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h (sala de vacinas)

Quinta – 06/05:
UBS Medianeira: 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h (drive-thru)
UBS Cruzeiro: 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h (sala de vacinas)

Sexta 07/05:
UBS São José: 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h (sala de vacinas)
UBS Monte Pasqual: 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h (drive-thru)

Generic placeholder image
Por Adriano Padilha

há 5 meses atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Viva na Madrugada

    A SEGUIR

    • Programa Bom Dia Trabalhador

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider