noticias

Prefeitura amplia horário de atendimento da UBS Eldorado, em Caxias


A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que, a partir da próxima segunda-feira (04), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Eldorado passará a operar com horário estendido. O atendimento ao público começará às 7h30 e irá até as 21h. O serviço irá operar nos mesmos moldes das UBSs que já possuem horário estendido (Desvio Rizzo, Diamantino, Esplanada, Reolon e Vila Ipê).

A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Hora, instituído pelo Ministério da Saúde (MS) na portaria nº 397, de 16 de março de 2020. Entre os objetivos do programa estão: ampliar o horário de funcionamento, possibilitando maior acesso dos usuários aos serviços, ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) e ampliar o acesso às ações e serviços considerados essenciais na Atenção Primária à Saúde (APS).

Lorizete Venturin, gerente da UBS Eldorado, explica que essa é uma reivindicação antiga da comunidade. “Estou aqui há quase nove anos e sempre ouvi essa solicitação da população. Isso vai facilitar o acesso principalmente de quem trabalha durante o dia. Inicialmente, o atendimento será o acolhimento e, conforme a demanda, o usuário será encaminhado para consulta médica”, explica.

Ela ainda explica que isso vai depender da disponibilidade de agenda para o dia. “Para as consultas, vamos depender de como estarão as agendas do dia em questão. Também iremos fornecer os medicamentos que forem prescritos pelos médicos e que estiverem disponíveis para serem retirados na hora, na própria UBS”.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *