noticias

Mais de 30 mil doses da vacina contra gripe já foram aplicadas em Caxias do Sul


A Prefeitura de Caxias do Sul informou que 36.071 doses de vacina contra a gripe já foram aplicadas desde o início da campanha, em 23 de março. Dessas, 10.424 foram apenas nesta quinta-feira (2). Na primeira remessa enviada pelo governo do estado, foram aplicadas 23 mil doses.

A vacina já esgotou em praticamente todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Apenas no Campos da Serra e no Villa Lobos ainda restam doses. O Ministério da Saúde e o Governo do Estado não informaram sobre a data de recebimento do próximo lote.

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe vai até 15 de abril. Neste primeiro momento, idosos e profissionais da saúde receberão as vacinas.

A partir do dia 16, o segundo grupo prioritário, formado por professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e profissionais da segurança, poderão começar a ser imunizados. Na última fase, a partir do dia 9 de maio, a campanha visa aplicar as doses em povos indígenas, crianças de seis meses até cinco ano e gestantes.

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

Orientação

O Ministério da Saúde publicou na segunda-feira (30) uma nota na conta da pasta no Twitter, recomendando que a vacinação de rotina para crianças nas unidades básicas de saúde seja suspensa até 15 de abril. O objetivo da suspensão é evitar o contágio da Covid-19 em idosos e trabalhadores da saúde, que estão em fase de vacinação contra a Influenza. A intenção é evitar o contato de crianças e idosos, que podem ser contaminados por doenças respiratórias.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *