noticias

Governo Federal envia 50 mil comprimidos de cloroquina para Caxias do Sul


A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que recebeu na última sexta-feira (24), 50 mil comprimidos de cloroquina 150mg do Governo Federal.

Dessa forma, a tomada de preço para compra de medicamentos para tratamento de pacientes com diagnóstico da Covid-19, publicada no Diário Oficial na semana passada, foi cancelada.

Segundo a Nota Informativa nº 9/2020-SE/GAB/SE/MS, que orienta o manuseio medicamentoso precoce, a prescrição de todo e qualquer medicamento é prerrogativa do médico, sendo o tratamento do paciente baseado na autonomia do médico e na valorização da relação médico-paciente, com o objetivo de oferecer o melhor tratamento disponível no momento. Assim, ao prescrever o tratamento, tanto o médico quanto o paciente devem assinar um termo de ciência e consentimento.

O secretário municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, reforça que a cloroquina é uma opção disponível no SUS para tratamento. “O Conselho Federal de Medicina considerou a prescrição de cloroquina pelos médicos, avaliando cada caso, mediante o consentimento esclarecido do paciente. O Ministério da Saúde disponibilizou o medicamento. Caso algum médico receite, a cloroquina está disponível na rede pública de saúde”.

O fluxo do processo será desenvolvido por técnicos da SMS. O medicamento estará disponível na Farmácia Básica e na territorial do Esplanada para ser retirado apenas com receita médica.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *