Excesso de passageiros no transporte coletivo tem forte alta em Caxias do Sul

A Fiscalização de Trânsito contabilizou 475 usuários acima do máximo permitido nos ônibus do transporte coletivo público urbano, entre os dias 5 e 9 de julho. O índice foi de 1,62% do total de passageiros transportados, […]


Publicado por Rafaela Vargas

há 3 semanas atrás

Compartilhar

A Fiscalização de Trânsito contabilizou 475 usuários acima do máximo permitido nos ônibus do transporte coletivo público urbano, entre os dias 5 e 9 de julho. O índice foi de 1,62% do total de passageiros transportados, bem acima dos 0,37% da semana anterior. O total de passageiros transportados nos veículos observados pelos fiscais ultrapassou 29 mil, em 124 linhas e 753 horários. Uma das razões que podem ter impactado o sistema viário foi a semana de pagamentos.

A fim de evitar novo excesso, os servidores da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) intensificaram as ações de fiscalização. Outra medida adotada, na última semana, foi um replanilhamento da L83 – Campos da Serra. A grade viabilizou ampla opção de horários para atendimento de condomínios residenciais localizados em São Luis da 6ª Légua. A demanda foi solucionada após encontro entre a diretoria da SMTTM, a concessionária e a vereadora Tatiane Frizzo. Agora, há cinco horários de saída do bairro e mais três horários da EPI Imigrante. Antes da alteração, havia apenas três horários.

Os trabalhos integram as ações de cumprimento aos decretos sanitários instaurados desde o início da pandemia do coronavírus. Além disso, a SMTTM fiscaliza se há excesso de usuários nos ônibus da concessionária, conforme indicadores estabelecidos pelo Sistema 3As de Monitoramento. Atualmente, a frota está autorizada a transportar até 60% da capacidade máxima.

Desde o começo das operações, em 23 de abril de 2020, a SMTTM observou 1.459.242 passageiros nos ônibus, com 19.345 acima do limite. O índice de excesso no período é de 1,32%.

Maiores excessos entre 5 e 9 de julho

  • TR01 – Troncal (51 usuários)
  • L29 – Jardim Iracema (47 usuários)
  • L30 – Montes Claros (36 usuários)
  • L53 – Centenário (35 usuários)
  • L27 – Vila Ipê (34 usuários)
Generic placeholder image
Por Rafaela Vargas

há 3 semanas atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Viva Noite

    A SEGUIR

    • Programa Viva na Madrugada

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider