noticias

Escolas infantis registram, em média, retorno de 25% das crianças às aulas em Caxias


Nesta terça-feira (8) cerca de 40 escolas infantis particulares foram autorizadas pela prefeitura para retornar às atividades, respeitando diversas normas. Destas, a reportagem do Portal Leouve entrou em contato com quatro estabelecimentos, identificando que a adesão dos pais neste primeiro dia de aulas foi baixa.

Das escolas que já receberam no turno da manhã as crianças, em média 25% das matriculadas compareceram nas creches. Em uma das escolas, localizada na Zona Sul da cidade, foi realizada ainda na sexta-feira (4) uma pesquisa com os pais; dos 79 pais de alunos matriculados, 32 pretendiam deixar os filhos neste recomeço. Contudo, apenas 12 compareceram na escola, um saldo de 15% do total.

De acordo com as escolas, esta baixa adesão já era aguardada, tanto pelo medo dos pais em relação à proliferação da Covid-19 quanto pela quantidade de cancelamentos de matrículas. Em outra instituição, localizada na Zona Norte, a direção informou que a escola teve queda de 50% das matrículas em relação ao ano passado. Destes, apenas a metade retornou as aulas nesta terça-feira (08).

A lista das escolas que retornaram podem ser encontradas na capa do site caxias.gov.br (Escolas 1 e Escolas 2). Elas podem funcionar apenas nas vigências das bandeiras laranja e amarela do Distanciamento Controlado do Governo do Estado.

Mesmo autorizadas a reabrirem, as instituições de ensino são orientadas a tomar os seguintes cuidados estipulados pela Secretaria Municipal da Saúde:

1. Uso de máscara por todos (a partir de dois anos) em tempo integral e solicitar que os professores estejam supervisionando o uso correto pelas crianças, ou seja, cobrindo boca e nariz;

2. Manter o distanciamento de 1,5 metro entre as crianças nas salas;
3. Não ter recreio;
4. Manter janelas e portas abertas;
5. Não permitir uso de bebedouros;
6. Não permitir compartilhamento de utensílios e brinquedos;
7. Higienização das mãos antes e após lanche, após uso do banheiro e de forma frequente;
8. Permitir a retirada da máscara somente durante o lanche;
9. Não levar a criança para a escola se estiver com quaisquer sintomas gripais, como coriza, febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, e se diarreia;
10. Não levar a criança para a escola, se alguém estiver com sintomas gripais em casa ou com teste positivo para Covid-19;
11. Orientar as crianças para não haver beijos, abraços ou apertos de mão.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *