noticias

Com novos leitos, taxa de ocupação das UTIs do SUS em Caxias cai para 63%


A inauguração e o funcionamento dos novos 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Geral no último final de semana, diminuiu uma média histórica de ocupação dos espaços destinados ao atendimento de beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Caxias do Sul. Antes com média de ocupação entre 85% e 95%, o novo espaço destinado ao tratamento da Covid-19 possibilitou que a taxa caísse para 63%, conforme dados atualizados da Secretaria Municipal da Saúde às 18h de segunda-feira (18).

Hoje, o município tem 108 casos positivos de coronavírus, sendo 61 recuperados, 41 em isolamento domiciliar, três internados em UTI, um em enfermaria e o registro de dois óbitos. Além disso, 28 pacientes aguardando resultado e 2.626 negativos (com 1,5 mil testes realizados pela UFPel) para Covid-19.

Na segunda-feira, duas profissionais da saúde foram confirmadas com a infecção. No total, 48 são profissionais de saúde e dois profissionais da segurança, agentes da Susepe, portadores de coronavírus. Além disso, o Município tem 1.228 pessoas que procuraram atendimento médico por síndrome gripal, os quais não foram testados pois não se enquadravam nos critérios do Ministério da Saúde.

Ocupação SUS
28 leitos de UTI ocupados, 63% (11 no Hospital Geral, 13 no Hospital Pompeia e 4 no Hospital Virvi Ramos). Os 5 novos leitos do Virvi ainda aguardam a portaria de habilitação do Ministério da Saúde para entrar em funcionamento.

Ocupação Privado
41 leitos de UTI ocupados, 62% (14 na Unimed, 7 no Círculo, 5 no Saúde, 10 no Pompeia e 5 no Virvi Ramos).

De toda ocupação dos leitos de UTI, apenas três são casos de Covid-19.

Óbitos
Uma idosa de 96 anos, que faleceu no dia 12 de maio, foi a primeira morte em decorrência da Covid-19 ocorrida em Caxias do Sul. Mesmo assim, ela não portava mais o vírus e não estava mais em isolamento no hospital.

Óbito de caxiense de outro Estado
Faleceu no dia 2 de maio, em Feira de Santana, Bahia, um caminhoneiro de 69 anos, residente em Caxias. O exame atestou positivo para Covid-19. O idoso estava há mais de 30 dias em viagem. Dessa forma, não contraiu a doença em Caxias do Sul. O corpo foi cremado.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *