Centro de Bem-Estar Animal não será construído em Caxias do Sul no momento

A Prefeitura de Caxias do Sul revogou o edita de licitação para a construção do Centro de Bem-Estar Animal. A justificativa do cancelamento é irregularidades no projeto e a falta de dinheiro. Desde de setembro […]


Publicado por Adriano Padilha

há 3 meses atrás

Compartilhar

A Prefeitura de Caxias do Sul revogou o edita de licitação para a construção do Centro de Bem-Estar Animal. A justificativa do cancelamento é irregularidades no projeto e a falta de dinheiro. Desde de setembro de 2019 quando ocorreu o certame, até o momento, a empresa vencedora não foi chamada para assinar o processo. Portanto, a Prefeitura divulgou o cancelamento.

As falhas do projeto foram apresentadas por uma médica veterinária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA). De acordo com o laudo seriam construídos 160 canis, estes abrigariam 700 animais, porém o espaço seria utilizado por pelo menos quatro cachorros, o que os limitaria de acesso ao sol, correr e ter higiene adequada.

O espaço pequeno aumentaria o estresse e as raças grandes poderiam atacar os cuidadores. Além disso, essas condições inadequadas seriam consideradas maus tratos. O laudo técnico concluí dizendo que a SEMMA não foi chamada para a formulação do projeto inicial.

A Secretaria Municipal de Gestão, Finanças e Parcerias reforçou o cancelamento do edital, com um laudo demonstrando que a Prefeitura não tem condições financeiras de construir, no momento. O projeto custaria cerca de R$3,7 milhões. Uma parte do valor seria oriundo do Fundo Municipal do Meio Ambiente (Fundema), mas o restante é custeado pelo município.

A prefeitura agora avaliará um novo projeto. O primeiro passo é encontrar um novo espaço, já que o local onde hoje em dia fica o canil, em São Virgílio da 6ª Légua, é considerado área urbana. O próximo projeto, segundo a equipe da SEMMA, espera-se que o espaço abrigue no máximo 600 animais. A ampliação de castrações e parcerias com protetores individuais de animais, são as soluções aguardadas para a diminuição de cachorros acolhidos no futuro canil.

Fonte: www.leouve.com.br – Grupo RSCOM

Generic placeholder image
Por Adriano Padilha

há 3 meses atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Bom Dia Trabalhador

    A SEGUIR

    • Programa Alto Astral

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider