Bento Gonçalves está engajada na campanha mundial que tem o laço dourado como símbolo

Um mês de conscientização, informação e diagnóstico precoce. Essa é a campanha Setembro Dourado, uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), para combater […]


Publicado por Adriano Padilha

há 1 semana atrás

Compartilhar

Um mês de conscientização, informação e diagnóstico precoce. Essa é a campanha Setembro Dourado, uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), para combater a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes até 19 anos no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), por ano cerca de 8,4 mil pacientes são diagnosticados com câncer infantojuvenil no país. No Rio Grande do Sul, o número fica em torno de 400 novos casos.

Em Bento Gonçalves, as ações do Setembro Dourado envolvem campanha informativa coordenada por um grupo de voluntárias. Desde 2020, as ações do município passam a contar com a chancela oficial do Instituto do Câncer Infantil do Estado (ICI). Na cidade são aproximadamente 15 crianças e jovens com tratamento multidisciplinar vinculado ao Instituto do Câncer Infantil. O atendimento a esses pacientes ocorre na própria sede do Instituto ou no Hospital Geral de Caxias do Sul, um dos seis complexos hospitalares no estado que têm centros de referência em oncologia pediátrica conveniados ao ICI.

No último domingo (12), o Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, juntamente com Lions Clube, Grupo de Escoteiros Ciretama e A Nossa Casa realizaram uma ação de conscientização no Bairro Planalto, através da Banca Solidária e visita do Leão da Coragem. A iniciativa tem o objetivo de alertar e orientar as famílias quanto o diagnóstico precoce, através da entrega de material. As próximas ações na cidade envolvem a Banca Informativa no Bairro Fátima, no Domingo dia 19/09, e a capacitação online para médicos dos postos de saúde, no dia 25/09.

O tema da campanha do Setembro Dourado é “Repare no detalhe”, para alertar os pais sobre esses sintomas que, quando detectados precocemente, auxiliam no diagnóstico e no tratamento das crianças e adolescentes. A hashtag oficial é #reparenodetalhe e no site www.reparenodetalhe.com é possível encontrar mais informações sobre o Setembro Dourado e atividades do Instituto do Câncer Infantil.

Generic placeholder image
Por Adriano Padilha

há 1 semana atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Bom Dia Trabalhador

    A SEGUIR

    • Programa Alto Astral

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider