Após ser alvo de vândalos e passar por reformas, Ecoparque deve ser reaberto aos caxienses

Fechado desde o ínicio das restrições em decorrência da pandemia da covid-19, o Parque das Araucárias ou então EcoParque, deve ser reaberto para o público de Caxias do Sul. O local que fica no bairro […]


Publicado por Adriano Padilha

há 1 mês atrás

Compartilhar

Fechado desde o ínicio das restrições em decorrência da pandemia da covid-19, o Parque das Araucárias ou então EcoParque, deve ser reaberto para o público de Caxias do Sul. O local que fica no bairro Nossa Senhora do Rosário, no Complexo Dal Bó, foi inaugurado em 2019 e contou com um investimento de R$ 5 milhões.

Com a retomada de alguns espaços, os caxienses começaram a sentir falta do parque. Contudo o local foi alvo de vândalos e suas áreas depredadas.

Com 12 hectares de área, ele conta com academia ao ar livre, pista de caminhada, ciclovia, playground infantil, espaço pet, banheiros, estacionamento e muito mais.

Conforme o Secretário de Meio Ambiente, João Osório Martins o parque estava passando por melhorias e recuperações.

“Aconteceram dois fenômenos, primeiro a questão da Covid. Ela impedia abrir o parque. No momento em que os outros começaram a ser abertos, ele não tinha condições de ser aberto, pelos danos que foram causados ao longo do período da pandemia e até mesmo antes da pandemia, ou seja, ele foi muito degradado pela população. Principalmente os banheiros, eu digo os vândalos”, fala.

Os banheiros foram completamente desmontados, retiraram as aberturas, restando apenas as paredes.  Foram levados tubulações de água e tudo que possuía metal, “Chegaram a cavar o chão para tirar tubos metálicos”, fala o secretário.

Um pouco já foi arrumado, mas ainda assim deve ser aplicado mais dinheiro para deixar o parque completamente em condições de uso.“A gente optou por roçar a área do parque, limpar e os banheiros, incialmente vamos começar com banheiros químicos, alugamos os banheiros e estaremos colocando no local, para suprir a necessidade emergencial”, diz.

Um dos pontos levantados pelo secretário João é a expectativa de desafogar o fluxo de veículos no Jardim Botânico que fica em frente ao parque. O Ecoparque conta com um grande estacionamento e maior área.

Sem ideia de um custo total, Martins estima que no minimo deve ter sido investido R$ 500 mil na recuperação.

Imagem do período de construção do batistério

Espaço de batismo

A questão foi levada ao Ministério Público para averiguar a forma mais democrática de uso dos fíéis de todas as religiões para o espaço do batistério. O secretário afirma que todos podem fazer uso, desde que haja uma organização, bem como o cuidado para mantê-lo.

“Ela vai suprir a necessidade daquelas igrejas da periferia, aquelas que tem menos poder aquisitivo. Esse pessoal muitas vezes está fazendo batismo em águas poluídas, as margens de rio, arroio e ali se terá um local, humanamente falando, mais adequado para o religioso, fazer seu cerimonial”, salienta.

O local foi completamente devastado por vândalos, “Só ficou as paredes e um buraco, onde fica a pscina, se é que posso chamara de pscina onde acontece a imersão do fiel na água”.

A população em geral, independente de religião, pode fazer o uso do batistério.

Novo nome

O nome Ecoparque foi escolhido ainda na gestão de Alceu Barbosa Velho (PDT),  tempo em que era projetado. Após assumir a administração, em seu governo, Daniel Guerra (Republicanos) lançou uma votação ao público, com três opções de novos nomes.  Com 42,9% dos votos, os caxienses passaram a chamar Parque das Araucárias.

Contudo, após o mandado de Flavio Cassina (PTB) o nome voltou a ser Ecoparque, e deve ser reaberto no atual governo de Adiló Didomenico (PSDB) com este nome.

Pandemia

O Secretário reforça o pedido neste momento para que os caxiensess possam usufuir do espaço com segurança, que mantenham os cuidados e as medidas sanitárias de combate a covid-19, bem como o uso de máscaras, higienização das mãos.

O parque deve estar disponível aos caxienses a partir deste final de semana. E seu funcionamento será das 8h às 18 horas diariamente.

Generic placeholder image
Por Adriano Padilha

há 1 mês atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Alto Astral

    A SEGUIR

    • Programa Jornal Leouve

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider