18ª edição da Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos de Garibaldi contará com safra histórica

A tradicional Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos de Garibaldi tem concluída a etapa de coleta das amostras de 2020. O evento é realizado anualmente pela Aviga, Associação dos Vinicultores de Garibaldi e, nesta […]


Publicado por Adriano Padilha

há 8 meses atrás

Compartilhar

A tradicional Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos de Garibaldi tem concluída a etapa de coleta das amostras de 2020. O evento é realizado anualmente pela Aviga, Associação dos Vinicultores de Garibaldi e, nesta edição, foram inscritos 143 produtos por 17 vinícolas da cidade.

Neste ano ocorreu uma redução na quantidade produzida de algumas variedades de uva e, consequentemente na elaboração das bebidas, porém, ao mesmo tempo, houve uma melhora marcante na qualidade da produção. Conforme o presidente da Aviga, Luiz Milani, “é um ano de experiências extremas. Por um lado, a pandemia tornou obrigatórios cuidados que antes não eram necessários e, por outro, tivemos uma safra excepcional”.

Milani explica que as condições climáticas do verão e da colheita, com pouquíssima chuva, proporcionaram uvas de altíssima qualidade, com concentração elevada de açúcares, diminuição de acidez e melhora na estrutura e na maturação fenólica, tanto com relação às uvas brancas para espumantes e vinhos brancos, quanto às uvas tintas para os vinhos mais maduros e também se tratando das uvas para os sucos.

O processo da Seleção compreende as seguintes quatro etapas: inscrições, coleta de amostras, avaliação e, por fim, a divulgação dos produtos premiados. Até o ano passado, era parte fundamental da tradição a realização de um evento de premiação, quando eram anunciados cada um dos produtos e vinícolas premiados, durante um jantar especialmente regado pelos produtos mais pontuados. Neste ano, em virtude do distanciamento social e evitando aglomerações, não será possível a realização do jantar de premiação, porém a Seleção será mantida a fim de não deixar de valorizar os produtos garibaldenses, especialmente em um ano de destaque para a produção vitivinícola. A cobertura da etapa de avaliação e a divulgação da premiação se darão de forma virtual, através das redes sociais.

Foto: Fernanda De Antoni Farias

Generic placeholder image
Por Adriano Padilha

há 8 meses atrás

Compartilhar
    lens

    AGORA

    • Programa Alto Astral

    A SEGUIR

    • Programa Jornal Leouve

Previsão do tempo

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider